Relatório de verificação de inalterabilidade de dados¶
As autoridades fiscais de alguns países exigem que as empresas provem que seus lançamentos contábeis lançados não foram alterados, o que significa que, uma vez que um lançamento tenha sido garantido, ele não poderá mais ser alterado.
Para fazer isso, o Odoo cria uma impressão digital exclusiva para cada entrada protegida graças ao algoritmo SHA-256. Essa impressão digital é chamada de hash. O hash é gerado ao pegar os dados essenciais de um registro (os valores dos campos ame`, date
, journal_id
, company_id
, debit
, credit
, account_id
e partner_id
fields`), concatená-los e inseri-los na função de hash SHA-256, que gera uma cadeia de caracteres de tamanho fixo (256 bits). A função de hash é determinística (a mesma entrada sempre cria a mesma saída): qualquer pequena modificação nos dados originais alteraria completamente o hash resultante. Consequentemente, o algoritmo SHA-256 é usado com frequência, entre outros, para fins de verificação da integridade dos dados.
Além disso, o hash do lançamento anterior é sempre adicionado ao lançamento seguinte para formar uma cadeia de hash. Isso é usado para garantir que um novo lançamento não seja adicionado posteriormente entre dois lançamentos protegidos, pois isso quebraria a cadeia de hash.
Nota
Teoricamente, os hashes gerados pelo algoritmo SHA-256 não são exclusivos, pois há um número finito de valores possíveis. No entanto, esse número é excepcionalmente alto: 2²⁵⁶, que é muito maior do que o número de átomos no universo conhecido. É por isso que os hashes são considerados únicos, na prática.
Recursos de inalterabilidade¶
Os recursos de inalterabilidade podem ser ativados ativando a opção Proteger lançamentos postados com hash em qualquer diário ou usando o assistente de lançamentos seguros.
Dois indicadores são adicionados à visualização de formulário do lançamento contábil manual. Eles mostram se o lançamento está protegido ou não.
Um ou (ícone de cadeado) próximo ao estado Lançado.
Uma caixa de seleção Protegido na aba Outras informações.
Há um filtro Não protegido disponível nas visualizações de lista de lançamentos e itens de diário. Ele pode ser usado para localizar lançamentos de diário realizados que não estão protegidos.
A opção para abrir o assistente de lançamentos seguros é exibida no menu Financeiro.
Proteger lançamentos postados com hash¶
Para ativar a função de hashing em um diário específico, vá para Configurações avançadas e ative Proteger lançamentos postados com hash. Os diários com tal recurso ativado são chamados de “restritos”.
. Abra um diário de vendas, compras ou diversos, vá para a guiaPara computar o hash de um lançamento, o Odoo recupera os lançamentos predecessoras da cadeia (ou seja, os lançamentos com o mesmo prefixo de sequência) e as coloca em hash de forma contínua, desde o último lançamento com hash até o novo lançamento a fazer hash.
Aviso
Depois de postar um lançamento em um diário restrito, você não poderá mais desativar o recurso nem editar lançamentos protegidos.
Assistente de lançamentos seguros¶
Você também pode usar o assistente Lançamentos seguros para proteger todos os lançamentos de diário, em todos os diários, até uma data específica.
Nota
O assistente funciona independentemente das configurações e dos tipos de diário.
Para abri-lo, ative o modo de desenvolvedor, vá para e clique em Proteger lançamentos. Se os recursos de inalterabilidade estiverem ativados, também estará visível fora do modo de depuração.
Para proteger os lançamentos, selecione uma data até a qual todos os registros devem ser protegidos e pressione Proteger lançamentos.
Aviso
Depois de proteger os lançamentos, você não poderá mais editá-los.
Nota
Pode acontecer de lançamentos que tenham passado da data selecionada estarem protegidos. Isso é possível porque a cadeia de hash corresponde ao prefixo de sequência, ordenado pelo número de sequência.
Baixar relatório¶
Para fazer download do relatório de verificação de inalterabilidade de dados, vá para Baixar relatório de verificação de inalterabilidade de dados.
e clique emA primeira seção do relatório é uma visão geral de todos os prefixos de sequência de periódicos que contêm lançamentos com hash. Na coluna Restrito, você pode ver se um diário tem ou não a opção proteger os lançamentos postados com hash ativada (V) ou não (X). A coluna Verificação informa se todas os lançamentos estão com o hash correto.

A segunda seção fornece um resultado mais detalhado da verificação de consistência de dados para cada prefixo de sequência de diário com hash. Você pode visualizar o primeiro lançamento com hash e o hash correspondente, bem como o último lançamento com hash e o hash correspondente.
